Viagem de finalistas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Espantalho Enamorado

Era uma vez um espantalho chamado Gustavo. Ele gostava de um outro espantalho chamado Amélia. Ele deixava que os pássaros picassem as espigas de milho porque depois pedia que entregassem as cartas de Amor a Amélia, em troca. Quando ela recebia as cartas, ela também ficava a pensar nele.

Um dia de Outono e com a nortada a soprar, ele disse:

- Ai, não vês que estas a tirar o meu chapéu? Queres que a Amélia veja que eu sou careca?

– Desculpa-me, vou-me embora…

-Não te vás embora, porque vem o nevoeiro e com ele não posso ver Amélia.

Depois apareceu o caçador e tentou dar um tiro na codorniz, mas ela escondeu-se no casaco do Gustavo. A codorniz disse:

- Obrigado por me teres salvo a vida! O que posso fazer por ti?

– Tu podes-me entregar este cachecol à minha querida Amélia?

- Sim posso entregar o cachecol ao teu amor que parece estar com frio…

Quando o caçador chegou cheio de caça, disse:

- Estou cheio de frio, porque deixaste o vento levar o meu cachecol? Agora vou-te tirar o chapéu e o teu casaco!

Os animais quando viram o caçador a tirar a roupa de Gustavo, decidiram atacar o caçador. O caçador tentou defender-se usando o espantalho Gustavo como se fosse um bastão.

O caçador levou Gustavo para o topo da colina onde estava Amélia. Ele tirou o seu cachecol que estava no pescoço de Amélia, depois virou costas e foi-se embora.

Gustavo estava junto de Amélia só faltava um pormenor, então o vento soprou forte e fez com que Gustavo abraçasse Amélia, agora sim iam ficar juntos para sempre!
Objectivos da Intervenção:

- Estimular nos alunos o prazer de ler, intensificando o contacto com o livro e a leitura na escola.
- Ouvir e ler histórias que correspondam aos interesses dos alunos.
- Exprimir-se oralmente de forma clara, criativa, confiante, autónoma e audível, com adequação ao objectivo comunicativo.
- Apreender a mensagem de um texto.
- Favorecer o poder criador dos alunos.
- Desenvolver a imaginação e sensibilidade.

Desenvolvimento das actividades:
Actividade de pré-leitura:
- Procurar no dicionário do significado da palavra Enamorado.
- Exploração das informações da capa, lombada e contracapa do livro (título, autor e ilustrador).
- Individualmente os alunos realizaram a ficha de trabalho com as informações disponiveis .
Actividade durante a leitura:
- Leitura da história do "Espantalho Enamorado" pela professora.

Actividade pós-leitura:


- Breve diálogo com os alunos para assegurar que compreenderam o enredo da história.
- Foi proposto antes de ouvirem o final da história, como o espantalho Gustavo iria abraçar a Amélia.
- Pintura da capa.
-Leitura individual do seu final.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muitos Parabéns pelo trabalho Érica

Vinda do escritor Xico Braga à nossa sala

Feliz dia dos namorados

A Menina Gotinha de Água

Expansão Portuguesa

História de Portugal

Copiei do a escola do Mogadouro os créditos são do 4º ano da professora Luzia. Obrigado

A apresentadora da Festa

A apresentadora da Festa

A Rayssa a fazer de mãe da Francisca

A Rayssa a fazer de mãe da Francisca

O nosso menino de rua

O nosso menino de rua

Menino da rua

Menino da rua
Grande dança

Ainda os bailarinos

Ainda os bailarinos

Brinquedos de menina

Brinquedos de menina

Quadros da história de Portugal

A pele

As plantas das nossas casas

Fada Oriana

Comemoração do centenário da República

Trabalho de grupo A Implantação da República

Dia da Criança

O Espantalho da Ana Rita

O Espantalho do Francisco

O Espantalho da Érica

O Espantalho da Marta

Meninos de todas as cores

A Arca de Não É!

Para que serve o Blogue? Apresentação na ESE de Setúbal

Gosto deles porque sim.

A Professora e os Golfinhos desejam a todos uma Santa Páscoa!

Área de Projecto As Rochas

Escrita criativa

A Lebre e Tartaruga

Teatro O Corcunda de Notre Dame

Power Point Colectivo

As Plantas

A utilização das TIC como recurso de aprendizagem da Língua

Na 3ª aula do PNEP, usámos o magalhães como auxiliar de trabalho. Explorámos uma vez mais a lenda das sete cidades, estudada no âmbito do Plano Nacional de Leitura, para construirmos um Power point. Começámos por recontar a lenda e tirámos umas fotografias das imagens que vem no livro, utilizando a webcam do magalhães. Depois foi só começar a construir o Powerpoint. Estão lindos!

Numeração Romana