Era uma vez um espantalho chamado Gustavo. Ele gostava de um outro espantalho chamado Amélia. Ele deixava que os pássaros picassem as espigas de milho porque depois pedia que entregassem as cartas de Amor a Amélia, em troca. Quando ela recebia as cartas, ela também ficava a pensar nele.
Um dia de Outono e com a nortada a soprar, ele disse:
- Ai, não vês que estas a tirar o meu chapéu? Queres que a Amélia veja que eu sou careca?
– Desculpa-me, vou-me embora…
-Não te vás embora, porque vem o nevoeiro e com ele não posso ver Amélia.
Depois apareceu o caçador e tentou dar um tiro na codorniz, mas ela escondeu-se no casaco do Gustavo. A codorniz disse:
- Obrigado por me teres salvo a vida! O que posso fazer por ti?
– Tu podes-me entregar este cachecol à minha querida Amélia?
- Sim posso entregar o cachecol ao teu amor que parece estar com frio…
Quando o caçador chegou cheio de caça, disse:
- Estou cheio de frio, porque deixaste o vento levar o meu cachecol? Agora vou-te tirar o chapéu e o teu casaco!
Os animais quando viram o caçador a tirar a roupa de Gustavo, decidiram atacar o caçador. O caçador tentou defender-se usando o espantalho Gustavo como se fosse um bastão.
O caçador levou Gustavo para o topo da colina onde estava Amélia. Ele tirou o seu cachecol que estava no pescoço de Amélia, depois virou costas e foi-se embora.
Gustavo estava junto de Amélia só faltava um pormenor, então o vento soprou forte e fez com que Gustavo abraçasse Amélia, agora sim iam ficar juntos para sempre! 
Objectivos da Intervenção:- Estimular nos alunos o prazer de ler, intensificando o contacto com o livro e a leitura na escola.
- Ouvir e ler histórias que correspondam aos interesses dos alunos.
- Exprimir-se oralmente de forma clara, criativa, confiante, autónoma e audível, com adequação ao objectivo comunicativo.
- Apreender a mensagem de um texto.
- Favorecer o poder criador dos alunos.
- Desenvolver a imaginação e sensibilidade.
Desenvolvimento das actividades:
Actividade de pré-leitura:
- Procurar no dicionário do significado da palavra Enamorado.
- Exploração das informações da capa, lombada e contracapa do livro (título, autor e ilustrador).
- Individualmente os alunos realizaram a ficha de trabalho com as informações disponiveis .
Actividade durante a leitura:
- Leitura da história do "Espantalho Enamorado" pela professora.
Actividade pós-leitura:
- Breve diálogo com os alunos para assegurar que compreenderam o enredo da história.
- Foi proposto antes de ouvirem o final da história, como o espantalho Gustavo iria abraçar a Amélia.
- Pintura da capa.
-Leitura individual do seu final.
Sem comentários:
Enviar um comentário