Viagem de finalistas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Vinda do escritor Xico Braga à nossa sala

 No dia 16 de Fevereiro o escritor Xico Braga veio à nossa sala. Nós adorámos te-lo cá, fizemos-lhe uma entrevista e ouvimos umas histórias muito entrançadas.O Francisco e a Rayssa foram os jornalistas do dia...



Entrevista a Xico Braga
Gostámos muito de ler o seu livro “ Estórias de um avô.”


1-Porque é que Xico se escreve com X? Não se chama Francisco?
Sim, sou Francisco, mas em pequeno chamava-me Chico e naquele tempo Chicos eram uns macaquinhos e e eu não gostava, por isso quando tive um professor que também era Chico mas assinava como Xico eu copiei a ideia.
2-Quantos anos tem?
Eu nasci em 1950 e fiz anos Há 5 dias atrás, por isso tenho 61 anos.
3-Onde nasceu?
Eu Nasci em faro porque a minha mãe estava lá, mas os meus irmãos são da Azambuja.
4-Qual é a sua profissão?
Agora sou Reformado e gosto muito, mas sou escritor e já fui professor de filosofia.
5-Com quantos anos começou a escrever e porquê?
Comecei a escrever quando aprendi a escrever, tal como vocês, mas livros só quando tinha 47 anos, porque estive muito doente e pensei que morria e eu queria escrever um livro antes de morrer.
6- Em que é que se  inspira  para  escrever ?
Em tudo e nada, primeiro invento os títulos dos textos e depois escrevo.
7-Gosta mais de escrever livros para crianças ou para adultos?
Gosto mais de escrever.
8-Dos livros que escreveu qual ou quais gosta mais?
Este livro que vocês leram "Estórias de um avô" deu-me muito prazer escrevê-lo.
9-Que tipos de escrita gosta mais?
Gosto da escrita da invenção.
10-Pensa em escrever mais livros?
Penso sim, em Maio vai sair mais um livro para crianças.
11-Está neste momento a escrever algum livro?
Neste momento estou a escrever um romance e penso dedicá-lo a um amigo, mas esse amigo ainda não sabe e tenho de lhe dizer primeiro, para que não fique zangando comigo.
12-Se não tivesse sido escritor nem professor o que queria ser?
Se não fosse idiota queria ser astronauta.
13-Quais as razões que levam as pessoas  a não lerem muito?
Acho que as pessoas não aprenderam a gostar de ler. Ainda há muitas pessoas que não sabem que é possível falar com o escritor através da leitura
14- Que conselho dá às pessoas para lerem mais ?
Aprenderem  a gostar de escrever.
15- Conhece a ilustradora do livro?
Sim a Sofia foi minha aluna.

Obrigado pelo seu tempo.
Eu é que agradeço o convite, porque eu gosto muito de ler para crianças.



"Gostei muito  do  escritor  Xico  Braga, é muito  engraçado, e  adorei  ou  gostei  mais  da  parte  que  o  escritor  leu  a  história  do  tapete, também  gostei  do
“ Moinho de  maré.” Acho  que  o  escritor  Xico  Braga   é  um  dos  melhores  escritores  que  conheci e  acho  que ele  vai  ter  muita  fama.
A  história  que  mais  gostei  do  livro “ Estórias  de  um avo” foi  o  piolho  porque  a  ouvi é  uma  história  muito  engraçada,  adorei ouvir  tudo  sobre  a  sua  vida,  a  reportagem. Gostei  muito  quando  ele  começou  a  falar  como  era  na  escola,  com  o  que  é  que  brincava."
         Tatiana

"Quando Xico Braga veio cá, nós começámos a cumprimentá-lo e a ler uns resumos do livro de histórias chamado «Estórias de um avô» que a Marta apresentou. Depois fizemos muitas perguntas, fomos para o Ginásio e fizemos mais perguntas mas Xico Braga ainda nos leu duas poesias chamadas «Moinho de Maré» e o «Tapete de Grandezas» foi muito divertido, no final ele contou-nos uma história que contava que :
O seu amigo sonhava que estava a voar mas caiu e então acordou mas quando acordou estava a fazer xixi na parede da sala de estar na casa do amigo do Xico Braga.
Este dia foi muito divertido."

                                     Francisco

"Quando o escritor Xico Braga veio à nossa sala, fizemo-lhes muitas perguntas e o Xico Braga explico-nos por é que Xico se escreve com X.E também nos disse quantos anos tinha. Leu-nos umas histórias " Uma história para um neto" " O sangue " "O pardalito ".
Nós entregamo-lhes muitos trabalhos. Disse-nos que livros iria escrever em Maio.
Disse quais as razões que encontrava para as pessoas lerem pouco.
Depois fomos para o ginásio.E também muitos meninos perguntaram muitas coisas."
   
                          Lúcia



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muitos Parabéns pelo trabalho Érica

Vinda do escritor Xico Braga à nossa sala

Feliz dia dos namorados

A Menina Gotinha de Água

Expansão Portuguesa

História de Portugal

Copiei do a escola do Mogadouro os créditos são do 4º ano da professora Luzia. Obrigado

A apresentadora da Festa

A apresentadora da Festa

A Rayssa a fazer de mãe da Francisca

A Rayssa a fazer de mãe da Francisca

O nosso menino de rua

O nosso menino de rua

Menino da rua

Menino da rua
Grande dança

Ainda os bailarinos

Ainda os bailarinos

Brinquedos de menina

Brinquedos de menina

Quadros da história de Portugal

A pele

As plantas das nossas casas

Fada Oriana

Comemoração do centenário da República

Trabalho de grupo A Implantação da República

Dia da Criança

O Espantalho da Ana Rita

O Espantalho do Francisco

O Espantalho da Érica

O Espantalho da Marta

Meninos de todas as cores

A Arca de Não É!

Para que serve o Blogue? Apresentação na ESE de Setúbal

Gosto deles porque sim.

A Professora e os Golfinhos desejam a todos uma Santa Páscoa!

Área de Projecto As Rochas

Escrita criativa

A Lebre e Tartaruga

Teatro O Corcunda de Notre Dame

Power Point Colectivo

As Plantas

A utilização das TIC como recurso de aprendizagem da Língua

Na 3ª aula do PNEP, usámos o magalhães como auxiliar de trabalho. Explorámos uma vez mais a lenda das sete cidades, estudada no âmbito do Plano Nacional de Leitura, para construirmos um Power point. Começámos por recontar a lenda e tirámos umas fotografias das imagens que vem no livro, utilizando a webcam do magalhães. Depois foi só começar a construir o Powerpoint. Estão lindos!

Numeração Romana